A "Noite Mineira de Museus e Bibliotecas" volta acontecer na Casa dos Cacos, na próxima quarta-feira (26/10), a partir das 18h, com visita guiada e com a presença da Feira da Economia Solidária. A "Noite Mineira de Museus e Bibliotecas" é um evento que acontece uma vez por mês na cidade, num dia em que um ponto de cultura fica aberto até mais tarde, priorizando o conhecimento às pessoas, possibilitando a visitação além do horário de costume.
Na edição de setembro, cerca de 400 pessoas passaram pelo local. “Estamos sempre incentivando escolas a levarem os alunos, as pessoas a conhecerem a Casa dos Cacos, porque é um lugar único. Além de ter ficado linda, a Casa dos Cacos também traz de volta a memória de quem participou da construção de tudo isso. Como é contado nas visitas guiadas, diversas pessoas brincaram e ajudaram a pessoa que pensou nesse projeto a executá-lo com tanto cuidado”, disse a secretária de Cultura, Monique Pacheco.
Ícone na cidade, a Casa dos Cacos foi projetada e construída entre 1960 e 1989 por seu criador, Seu Carlos, que imaginou um lugar diferente, um mosaico inexistente em qualquer outro ponto do mundo. Após seu falecimento, a Prefeitura adquiriu o lugar e, por cerca de 16 meses, reformou a casa por completo.
“Quem visita a Casa dos Cacos, nunca consegue ver todos os detalhes. Por isso mesmo que falamos sempre aos que visitam para que retornem, tragam amigos e familiares. Aqui contamos um pouco da história desse mosaico lindo, dessa ideia singular, esse conceito que não há em nenhum lugar do mundo, com paredes, piso, vaso, pia, luminárias, cama, objetos variados, tudo feito com cacos de louça”, destacou um dos responsáveis pela coordenação da Casa dos Cacos, Lúcio Honorato.
A Casa dos Cacos foi reinaugurada no dia 27 de agosto de 2022, após cerca de 17 anos fechada. Sua reabertura se deu em comemoração ao aniversário de 111 anos de Contagem.
Visitação
A Casa dos Cacos está aberta de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Desde o último dia 16/10, o lugar também abre aos domingos, das 9h às 13h. A visitação, para grupos maiores, é necessária que seja agendada pelo telefone 3352-5323.